quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Deus existe?

Pela milionésima vez começo a me questionar sobre a existencia de deus, na maioria das vezes que isso acontece chego à conclusão de que ele não existe. Dessa vez não tem sido muito diferente, mas é estranho pensar sobre isso. É estranho não ter nada em que acreditar, mas ao mesmo tempo acreditar que uma força espiritual controla a minha vida é muito estranho também.
São eternas dúvidas, acho que nunca irei aceitar a existencia de deus, mas também nunca irei descartá-la, esse assunto é por demais complexo.
Acho que se ele existisse muita coisa seria diferente, o mundo seria um lugar melhor, as pessoas se amariam, se ajudariam sem querer nada em troca pelo menos se existesse da forma como dizem que ele é, da forma como falam dele parece ser uma criatura de pura benevolência e compaixão, o que não vejo ao olhar para o mundo em seu estado atual.
Mas as vezes acontecem coisas que dizemos que só podem ter sido obras de deus, nessas horas eu penso que ele existe.
É estranho pensar que toda a vida na terra se criou a partir do nada, que foram simples equações matemáticas, há um que de místico em tudo isso. Mas não creio que seja um deus da forma como estamos acostumados a imaginar, seria desconfortável, desconfortável não, revoltante demais pensar que há um deus vendo o mundo se corroendo sem fazer nada.
Prefiro pensar como os índios, que deus é na verdade uma força da natureza, sem pensamento próprio, ele é uma plantinha que nasce, uma chuva que vem nos tempos de seca, é o sol, a lua, o mar, um novo amor, ele é o amanhecer com toda sua promessa de um futuro melhor, mas é também o anoitecer em sua escuridão. Se for assim posso dizer que deus é a coisa mais graciosa que há no mundo.
Pensar sobre isso é estranho, às vezes tenho vontade de não poder pensar, de simplesmente existir, dessa forma não me preocuparia com nada, eu iria simplesmente viver. Invejo o Fabiano de Graciliano Ramos por ser ignorante e dessa forma se preocupar simplesmente em existir, viver segundo as regras da natureza e nunca pelas regras inventadas por nós homens para justificar atitudes deploráveis.
Nem sei mais do que estou falando, acho que é hora de sair e colocar as idéias no lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário